.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O nome Brasil

Twit This! |

As terras conquistadas pelos portugueses na América em 1500 ficaram conhecidas como Brasil. Antes de esse nome se firmar, a região recebeu outras denominações, como Pindorama, Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1505), Terra do Brasil (1505). Como salienta a historiadora Laura de Mello e Souza, o termo Brasil começou a se consolidar somente a partir de 1516.

No entanto, nas últimas décadas, vários historiadores mostram-se críticos ao uso do termo Brasil para referir-se  a um período anterior ao século XIX. Argumentam que seu uso remete à idéia de existência de uma unidade territorial  e uma centralização política, ou seja, pressupõe a existência de um Estado moderno. Em seu lugar, recomendam o uso da expressão América portuguesa.

(fontes: Laura de Mello e Souza. O nome do Brasil. Nossa história, ano I, n. 6, abr. 2004; István Jancsó (Org.) Brasil Formação do Estado e da Nação. São Paulo: Hucitec/Unijuí/Fapesp, 2003.)

CAMPOS AZEVEDO, Gislaine. SERIACOPI. Reinaldo. História. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB