.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Ofensiva Aliada

Twit This! |

A partir de 1942, a situação da guerra tende a se inverter. Os países do Eixo procuram manter suas posições conquistadas e se refazer das perdas sofridas, enquanto os Aliados passam a tomar iniciativas. Foi decisivo nesse contexto o papel dos EUA, fornecendo recursos materiais e humanos, e o fato de Hitler ter aberto uma frente oriental na União Soviética, subestimando a capacidade de resistência do soviéticos.

mapa ofensiva aliada na Europa

Derrotas Japonesas

Os japoneses haviam constituído um amplo círculo de defesa no Pacífico, ocupando as ilhas mais estratégicas num arco de norte a sul. Sofrem derrotas nas batalhas do mar Coral em maio de 1942 e na Batalha de Midway em junho de 1942. Os japoneses, a partir de então, perdem a iniciativa, passando à defensiva, e os norte-americanos vão ao seu encalço, ilha por ilha, no Pacífico.

Alemães contidos na África

Na frente ocidental os alemães também sofreram sérias derrotas. O marechal Montgomery consegue conter o avanço alemão no norte da África, que visava à ocupação do canal de Suez El Alamein em junho de 1942.

Derrota alemã na União Soviética

No início de 1943 os alemães começaram a sofrer os primeiros reveses na frente oriental, culminando com a Batalha de Stalingrado em janeiro/fevereiro de 1943. A partir de então os soviéticos, que estavam na defensiva, passam à ofensiva, expulsando as tropas alemãs de seu território.

continua no próximo post...

fonte: apostilas ETAPA

Assine nosso feed. É Gratis.

Leia Também: Guerra no Pacífico

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB