.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Periodização da Segunda Guerra Mundial

Twit This! |

Sem declaração formal de guerra, tropas alemãs invadem a Polônia em 01 de setembro de 1939. Inglaterra e França exigem que a Alemanha evacue o território polonês. Em face da negativa alemã, a Inglaterra declara guerra à Alemanha em 03 de Setembro de 1939 e, em seguida, a França faz o mesmo.

Do ponto de vista das iniciativas e operações militares, podemos dividir o conflito em dois períodos: no primeiro (1939-1941), as iniciativas estão ao lado dos países do Eixo; e no segundo (1942-1945), invertem-se os papéis e as iniciativas estão ao lado dos Aliados.

Blitzkrieg

A Polônia foi arrasada em três semanas. Diante de aviões, tanques e uma infantaria bem equipada, os poloneses não tiveram qualquer condição de resistência. Tropas soviéticas invadem a fronteira oriental polonesa em 18 de setembro de 1939, completando a destruição do país. As ofensivas alemãs usavam aviões e carros blindados, simultaneamente, com uma velocidade até então sem paralelo, o que fez com que a guerra recebesse o nome de blitzkrieg (guerra relâmpago).

Veja Mapa:

HISTOBLOG308A Europa na Blitzkrieg (Guerra Relâmpago) 

 

Drôle de Guerre (Guerra de Brincadeira)

Houve um intervalo em que os alemães, tendo inicialmente concentrado suas atenções e seus recursos na Polônia, estavam se preparando para o ataque à frente ocidental. De parte a parte, os exércitos alemães e franceses abstêm-se de tomar iniciativas, um observando os movimentos do outro na fronteira franco-alemã. Para a moral das tropas francesas isso foi péssimo, pois não compreendiam porque estavam mobilizados. Afinal, a Polônia fora vencida e os alemães não atacaram a França. Este curto intervalo antes da grande ofensiva alemã na Europa Ocidental ficou conhecido como drôle de guerre (guerra de brincadeira), numa alusão à inatividade dos Aliados.

 

Ofensiva Alemã

Os alemães ocupam a Dinamarca, Bélgica, Holanda e Luxemburgo em abril e maio de 1940 atacando em duas frentes pelo norte e pelo sul; e em seguida, no mês de junho do mesmo ano ocupam a França. Ficava estabelecido no sul da França um governo-satélite colaboracionista dos alemães com sede em Vichy, comandado pelo marechal Pétain. Termina a Terceira República Francesa, fundada ao término da Guerra Franco-prussiana (1871).

Batalha da Inglaterra

Refugiado em Londres, o general Charles de Gaulle, em transmissão radiofônica para a França, pedia aos franceses que não aceitassem a ocupação alemã e que resistissem. Nessa época, somente a Inglaterra resistiu às potências do Eixo. Hitler deu ordens para um desembarque na Inglaterra que deveria ser precedido de um pesado bombardeio aéreo sobre o país em 16 de julho de 1940. Nesta época, tem início a utilização dos primeiros radares, o que ajudou muito os ingleses a localizarem previamente as esquadrilhas alemãs e lhes impor pesadas perdas com a artilharia antiaérea. A resistência inglesa foi tal que Hitler decidiu adiar o desembarque que estava preparando, isso se deu em 17 de setembro de 1940.

Guerra nos Mares

Como seu projeto de desembarque em solo britânico não foi realizado, Hitler muda de tática, pretendendo impor a rendição à Inglaterra pela fome e falta de recursos. Orienta suas forças em direção ao Mediterrâneo e ao Atlântico para interceptar a chegada de recursos àquele país. Visando o controle do Mediterrâneo, do estreito de Gibraltar e do canal de Suez, os alemães e italianos estendem a guerra ao norte da África. O marechal Rommel com sua força militar conhecida como Afrikakorps, teve um papel de destaque ao lado dos alemães.

continua no próximo post...

fonte: apostilas ETAPA

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia também: Fatos que antecedem a Segunda Guerra Mundial

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB