.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A queda de Mussolini, Dia D, Rendição Alemã

Twit This! |

Queda de Mussolini

Aos poucos esboça-se um movimento de pinça dos Aliados em torno  da Alemanha. Pelo leste, os soviéticos atacam: pelo sul, as vitórias no norte da África garantiram uma cabeça-de-ponte a partir da qual os Aliados fazem um desembarque na Sicília e invadem a Itália pelo sul. Ao mesmo tempo fazem um pesado bombardeiro aéreo sobre alvos estratégicos na Alemanha. A principal consequência da invasão à Itália foi a destituição de Mussolini em 24 de julho de 1943 e a adesão do país à luta dos Aliados contra a Alemanha. Tem início a Campanha da Itália. Foi nessa campanha que as tropas brasileiras (Força Expedicionária Brasileira) lutaram ao lado das forças norte-americanas para expulsar os alemães da península Itálica.

 

O Dia D

Completando esse movimento de pinça, os Aliados decidem desembarcar no continente ao norte da França, a partir da Inglaterra. O comandante da operação foi o general Dwight Eisenhower, e no Dia D em 06 de Junho de 1944 milhares de soldados Aliados efetuam o desembarque no litoral francês. Os alemães recuam. A partir de setembro de 1944 a maior parte da França e da Bélgica estava livre das tropas de ocupação alemãs. A ofensiva soviética, na frente oriental, sincronizada com o desmbarque na França, impôs pesadas derrotas aos alemães.

Rendição Alemã

No início de 1945 as tropas Aliadas iniciam o ataque final contra a Alemanha. O país fora invadido por praticamente todas as fronteiras, com todas as fontes de suprimentos cortadas e sem mais nenhum aliado que lhe pudesse suprir a falta de recursos, Hitler suicida-se em Berlim no dia 02 de maio de 1945, e, dias depois, os alemães assinam uma rendição incondicional em 08 de maio de 1945. Terminava a guerra na Europa.

Resistência Japonesa

Os japoneses continuavam a resistir no Pacífico. Uma a uma, as linhas de defesa japonesas eram perdidas para os norte-americanos. Ao sul, as forças do general Douglas MacArthur progrediam em direção ao Japão a partir de Guadalcanal, ao longo da costa da Nova Guiné, e conquistam a maior parte das Filipinas em fevereiro de 1945. Ao norte, as forças do almirante Nimitz ocupavam ilha por ilha. Iwojima é conquistada em fevereiro e Okinawa entre abril e junho. A partir daí começam os bombardeios sobre Tóquio e o sul do Japão. A Indonésia e a Indochina permaneciam sob controle japonês.  Cálculos dos estrategistas norte-americanos chegaram à conclusão de que a resistência japonesa poderia estender-se ao longo de 1946 e que a perda em vidas seria mais de um milhão de homens.

Bombas Atômicas

O presidente Harry S. Truman  toma a decisão de abreviar o final da guerra recorrendo às bombas atômicas, recentemente construídas. Uma bomba atômica foi jogada sobre Hiroshima em 06 de agosto de 1945 e outra sobre Nagasaki em 08 de agosto de 1945. A União Soviética declara guerra ao Japão em 08 de agosto de 1945 e passa a atacar a Manchúria e a Coréia. Os japoneses assinam a rendição em 02 de setembro de 1945. Terminava assim a Segunda Guerra Mundial.

fonte: apostilas ETAPA

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também: O "Corredor Polonês"

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB