.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Sociedades Africanas

Twit This! |

O rio Níger nasce nas montanhas do Futa Jalom, na Guiné Conakry, corre através do Mali, do Níger e vai desaguar no mar, formando um delta, na costa da Nigéria. Muitos estudiosos acreditam que a ocupação do vale do Níger se deu a partir de populações vindas do Alto Nilo, da região dos reinos de Kush e Axum. Por isso há diversas semelhanças entre a cultura e a organização social das sociedades do Nilo e as do Niger.

mapa O continente africano séculos VIII e XVI

Império de Gana

Os povos concentrados na África ocidental, que compreende toda a parte oeste do deserto do Saara, a borda do deserto e o litoral Atlântico, enriqueceram bastante com o comércio transaariano.

Algumas cidades desses povos, estabelecidas na borda do deserto, chamada em árabe de Sahel, transformaram-se em impérios graças a esse comércio. Conforme se desenvolviam, as cidades tornavam-se mais complexas, sustentadas por uma ampla estrutura administrativa.

Com isso, passaram a prevalecer sobre os povos vizinhos, incorporando-os aos seus domínios. O primeiro desses impérios foi Gana, que se consolidou por volta do ano de 300 d. C, na região onde hoje se localizam a Mauritânia e o Mali.

Aos poucos, a população de Gana conquistou uma região bastante extensa, mas distante do oceano Atlântico. Sua riqueza era conhecida por toda a África; seus governantes viviam em palácios altamente luxuosos e decorados com ouro encontrado nas regiões próximas.

Estima-se que a população do Império de Gana   não tenha ultrapassado os 100 mil habitantes. O clima árido não permitia o desenvolvimento de uma agricultura significativa na região. Com isso, muitos dos alimentos eram trazidos por meio das rotas de comércio transaarianas.

Cerca de um milênio depois do início do Império de Gana, um outro se desenvolveu na região e cresceu até adquirir grande poder. Era o Império de Mali, que incorporou Gana a seus domínios por volta de 1300.

fonte: Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental.

Technorati Marcas: ,,,,

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia também: Os reinos de Gana e Mali

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB