.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Igreja na América Portuguesa

Twit This! |

Hoje existe uma grande preocupação, tanto por parte do Ministério da Educação como das lideranças e povos indígenas do país, em fundamentar uma política educacional específica para os povos indígenas. E essa preocupação tem demonstrado resultados: de acordo com dados do Censo Escolar de 2006, atualmente existem 2422 escolas indígenas no território brasileiro, cerca de 700 a mais que no ano de 2002.

Escola Indígena no BrasilEscola Indígena 

A chegada dos Jesuítas

Os primeiros padres jesuítas chegaram à América portuguesa em 1549 com o primeiro governador-geral, Tomé de Sousa. A Companhia de Jesus, ordem religiosa à qual pertenciam, foi fundada em 1534, na Europa, pelo padre espanhol Inácio de Loyola. Seu objetivo era fortalecer a Igreja católica e combater a Reforma protestante. Além disso, procurava difundir o catolicismo nas terras conquistadas pelos europeus, sobretudo portugueses e espanhóis.

Nesse primeiro grupo vieram apenas seis jesuítas, liderados pelo padre  Manuel da Nóbrega. Mas, em pouco tempo, esse número cresceu.

Em 1553, com o segundo governador-geral, Duarte da Costa, outros  jesuítas chegaram à América portuguesa, entre eles José de Anchieta, que, ao lado de Manuel da Nóbrega, fundou o colégio de São Paulo de Piratininga. Ao redor desse colégio desenvolveu-se a povoação que deu origem à atual cidade de São Paulo.

Além dos jesuítas missionários, outras ordens religiosas vieram para a América com o mesmo objetivo; as principais foram as dos carmelitas, beneditinos e franciscanos. Mas foram os padres jesuítas que tiveram papel fundamental na catequização dos indígenas.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. História e vida integrada. ensino fundamental

Assine nosso feed. É Grátis.

1 Comentário:

Francisco disse...

Boa Noite Susi,
Quem dera o governo estivesse mesmo preocupado com a situação de nossos índios. O que penso no entanto, é que são eles os reais proprietários dessa terra onde vivemos. Os índios e os escravos negros que passaram por tantos problemas e que até hoje sofrem com a injustiça social de um povo que são sem sombra de dúvida os descendentes desses heróis.
O povo brasileiro tem em seu sangue o traço desses antepassados que tanto lutaram pela liberdade e que infelizmente são eles os que sofrem a injustiça de ter sua terra administrada por homens sem Pátria.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB