.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A revalorização da Cultura Egípcia

Twit This! |

Por ter sido dominada por diferentes povos, a cultura egípcia  foi relegada em benefício da história de outras civilizações, como a grega e a romana. Tal descaso chegou ao ponto de a leitura e aprendizagem da milenar escrita hieroglífica ter-se perdido por muito tempo.

A revalorização da cultura egípcia só foi retomada após março de 1798, quando o imperador Napoleão Bonaparte desembarcou na região com 40 mil soldados, além de 175 artistas, sábios e cientistas.

Os franceses permanecem no Egito por mais de um ano, mapeando e desenterrando monumentos. Um dos objetos encontrados nas escavações foi a Pedra de Roseta, placa de granito de 762 quilos contendo um texto gravado em três tipos de escrita: uma em hieróglifos, outra na escrita demótica e a terceira em grego. A partir dessa descoberta, teve início  um trabalho de decifração e recuperação da escrita hieroglífica, concluído somente vinte anos mais tarde pelo arqueólogo francês Jean François Champallion.

Com a decodificação da antiga escrita, a cultura egípcia teve uma grande valorização intelectual  e comercial. Muito de seu patrimônio artístico foi levado de forma predatória para museus e coleções particulares da Europa e Estados Unidos.

Nos últimos anos, o governo egípcio passou a exigir a devolução desses objetos. Como resposta a essa demanda, em dezembro de 2002 diretores de 18 grandes museus europeus e norte-americanos divulgaram declaração conjunta defendendo seu direito de manter as peças em seus acervos.

(Fontes: Charles Berlitz. As línguas do mundo. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1988. p.128-9; John Man. A história do alfabeto. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. p. 50)

fonte: Gislane e Reinaldo. História. ensino médio volume único

Escrita demótica: O alfabeto demótico foi um um tipo de escrita popular, para assuntos cotidianos. O termo "demótico" provém do grego "demotika", que significa "popular" ou relativo aos assuntos diários.

fonte:Wikipédia

Assine nosso feed. É Grátis.

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB