.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Diversidade Religiosa

Twit This! |

As crenças religiosas são uma das mais antigas experiências coletivas do ser humano em busca de proteção para a vida e de segurança espiritual diante do fenômeno da morte. Elas estão estreitamente relacionadas com a História e as formas de organização das sociedades que lhes deram origem. O candomblé, por exemplo, que surgiu entre povos africanos, dotados de forte musicalidade, tem na música um importante componente religioso.

Em razão dessa historicidade,as religiões costumam ter preceitos, com valores e ritos quase sempre incompreensíveis para quem não conhece a cultura da qual fazem parte. Assim, enquanto para algumas crenças não se deve trabalhar aos sábados, para outras o domingo é que deve ser preservado; enquanto para umas é importante raspar os cabelos, para outras não se deve corta-los.  De modo geral, todas as religiões pregam a paz, o bem e o amor ao próximo. Apesar disso, a intolerância em relação às crenças alheias já provocou muitas guerras em diversos períodos da História. Ainda hoje, conflitos como a guerra entre judeus e muçulmanos na Palestina e o confronto entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte têm componentes religiosos.

A Regra do ouro, de Norman Rockwell (1894-1978)

A Regra do Ouro, de Norman Rockwell, pintor norte-americano

A cena representada simboliza e, ao mesmo tempo, preconiza a tolerância entre os povos, retratando a convivência pacífica numa situação de diversidade étnica e religiosa. Essa diversidade é expressa pelos vários biotipos e pelas diferentes indumentárias utilizadas  pelos personagens presentes na cena.

Gislane e Reinaldo. História. ensino médio. volume único

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também: Sermão da Montanha

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB