.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Poder do Sal

Twit This! |

O sal começou a ser explorado e utilizado para consumo humano há cerca de 10 mil anos, quando surgiram a agricultura, a pecuária e as primeiras comunidades rurais. Logo o ser humano percebeu que ele servia para conservar e realçar o sabor dos alimentos e que podia ser usado para curar feridas. Os romanos o associaram à deusa da saúde, Salus, em cuja homenagem lhe deram o nome sal.

sal-grosso SAL

 

Sob o Império, os soldados romanos recebiam parte de seu pagamento em sal – daí a palavra salário. Uma das estradas mais movimentadas era a Via Salária, rota por onde circulavam carros cheios dos preciosos cristais. Na África, onde hoje é a Mauritânia, mercadores trocavam sal por ouro – um peso pelo outro.

Atualmente graças a métodos físicos e químicos, o sal passou a segundo plano como conservante de alimentos. Mas até o final do século XIX era o único agente que preservava certos alimentos.

fonte: Superinteressante, jul. 1998. São Paulo: Abril, 1997. Gislane e Mauro. História. ensino médio. volume único

Technorati Marcas: ,,,

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também: República Romana - Cronologia

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB