.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Religião Grega (Última Parte)

Twit This! |

As Pitonisas

No fundo do templo ficava o local onde os peregrinos recebiam as respostas, mas onde não eram autorizados a entrar. Aí ficava a Pítia ou Pitonisa, sacerdotisa de Apolo, que entrava em êxtase e proferia palavras sem nexo; os sacerdotes de Apolo tomavam notas e em seguida dispunham-nas em frases ordenadas e plenas de sentido.

Sacerdotisa de Delfos, John Collier, óleo sobre tela, Inglaterra, 1891 Sacerdotisa de Delfos, John Collier (1891)

O Oráculo tinha uma grande influência, não só porque predizia o futuro, mas porque aconselhava os homens nos seus conflitos e os ajudava a viver em paz com os deuses. O oráculo geralmente ditava a melhor conduta a seguir. Os sacerdotes eram homens sábios, possuíam grande experiência de vida, conheciam o que ocorria em cada região e assim podiam dar bons conselhos. Quando um ou outro Estado vinha perguntar como conduzir sua política, os sacerdotes sabiam quais eram as relações de força existentes, e sempre que possível ficavam em bons termos com o mais forte.

Os Sacerdotes

Para maior segurança, os sacerdotes anotavam cuidadosamente as perguntas e as respostas dadas, inscritas em placas de madeira, vindo a formar um grande “arquivo de informações”. Quando os sacerdotes se enganavam, no geral, podiam salvar as aparências graças à formulação de uma resposta vaga que permitia mais de uma interpretação. Delfos foi o centro religioso da Grécia e era considerado o centro do mundo.

Doações aos oráculos

Vinham, de todas as partes, presentes para o oráculo em tão grande quantidade que o templo de Apolo não podia mais conte-los. Os estados gregos mais poderosos mandaram então construir em Delfos casas-forte onde eram guardados os presentes à divindade. O templo foi destruído por um tremor de terra por volta do século IV a. C. Dádivas vieram de todas as partes para reconstruí-lo. Mas as riquezas de Delfos incitaram a cobiça.

Hordas de trácios fizeram a primeira visita, depois vieram os romanos e, finalmente, cristãos fanáticos acabaram por destruir “a cidadela do paganismo”. Inundações e tremores de terra acabaram por completar as devastações iniciadas pelos homens. Em 1812 tiveram início pesquisas arqueológicas que revelaram muito daquele mundo antigo.

Os mistérios e os festivais religiosos

Os mistérios eram rituais secretos nos quais só eram admitidos aqueles que passassem por certas provas e que, segundo a crença exerciam uma poderosa influência sobre o caráter dos participantes. Os mais importantes e famosos eram os mistérios de Eleusis consagrados à deusa da agricultura. Deméter. Sua origem era desconhecida. Escolhia-se o chefe oficial dos mistérios dentro de uma tradição. Realizavam-se celebrações em que os iniciados se reuniam, faziam procissões, jejuns e representavam dramas sagrados.

A crença geral considerava os iniciados nos mistérios de Eleusis como privilegiados. Os festivais religiosos, que podiam ser atléticos, musicais e dramáticos, eram patrocinados por um Estado determinado ou por grupos de estados, ou por todos os estados gregos. Em Atenas, celebravam-se as Grandes Panateneias, que incluíam concursos de ginástica, música, corridas e regatas, e culminavam com a grande procissão até a Acrópole. As festas anfictiônicas eram patrocinadas por grupos de estados vizinhos que possuíam alguma afinidade étnica. Reuniam-se em datas previstas para render culto a alguma divindade comum. Os festivais de toda a Grécia eram as Olimpíadas, as Píticas, as Nemeias e as Ístmicas. De todos esses, o mais famoso era o das Olimpíadas, celebradas a cada quatro anos. Segundo a tradição, a primeira realizou-se em 776 a.C., data considerada o início da Era Grega.

apostilas ETAPA

HORDA: Tribo errante, bando indisciplinado, guerrilha.

TRÁCIOS: Guerreiros temíveis e hábeis cavaleiros, os trácios lutaram contra os gregos na Guerra de Tróia.

PANATENEIAS: Festividades.

ANFICTIONIAS: Assembléia de anfictiões.
Direito que tinham certas cidades gregas de participar da assembléia dos anfictiões para decidir questões de interesse geral.

fonte: Wikipédia/dicionário online de português

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. É Grátis.

2 :

Francisco disse...

Oi Susi, faz tempo que não visito seu blog, hoje deixei tudo de lado e vim dar um passeio pelos sites/blogs que me fazem bem.
Estive afastado por motivos desagradáveis e estou ainda me recuperando dos traumas vividos. Deixando isso de lado, gostei da Pitonisa, sua imagem é bem agradável, apesar de misteriosa.
Desculpe o comentário sem nexo, foi apenas uma maneira de extravasar algumas emoções.
Você nem mesmo me conhece e não deve estar entendendo nada, espero que compreenda.
Volto qualquer hora pra comentar sobre o artigo, até breve e felicidades.

www.sicutasicuta.blogspot.com disse...

- Sou graduando de filosofia e precisa responder sobre "salvar as aparências". Seu blog foi de muita ajuda. Também tenho um blog simples. www.sicutasicuta.blogspot.com - Dê uma passada lá.
Obrigado.

Nelson.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB