.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Apogeu e Decadência dos Olmecas

Twit This! |

Enquanto a cultura helenística vivia seu momento de esplendor, no continente americano a civilização olmeca entrava em decadência. Os olmecas se desenvolveram inicialmente na região do golfo do México e expandiram seus domínios até o litoral do Pacífico, onde hoje se encontram El Salvador e Costa Rica. Sua cultura floresceu por volta de 1400 a. C., com um notável desenvolvimento das artes e da arquitetura.

Cabeça Olmeca Cabeça Olmeca

Essa época foi marcada pela construção de pirâmides em centros cerimoniais, por pinturas refinadas e por enormes cabeças esculpidas em pedra, algumas com mais de vinte toneladas. Os olmecas também utilizavam um sistema de escrita e criaram o primeiro calendário da América.

Por razões desconhecidas, a partir de 600 a. C., os centros cerimoniais começaram a ser abandonados. Entretanto, muitos dos conhecimentos olmecas seriam incorporados por outros povos do continente, como os astecas e os maias.

Gislane e Reinaldo. História. ensino médio. volume único.

Technorati Marcas: ,

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também: Sociedades da Mesoamérica

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB