.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Cuidados com o Corpo

Twit This! |

As evidências históricas mostram que os egípcios eram elegantes e se cuidavam bastante, mas isso devia-se não apenas aos padrões estéticos da época. Trabalhos arqueológicos recentes e pesquisas científicas em diversas áreas – como química, física, biologia e medicina - têm mostrado que muito daquilo que se apresenta como vaidade eram, de fato, cuidados especiais para prevenir os rigores do clima ou sinônimo de vida e alimentação equilibradas.

Camponeses ceifando trigo, detalhe de pinrura mural da tumba de Sennedjem, em Deir-El-Medina, Egito Camponeses ceifando trigo. Detalhe de pintura mural da tumba de Sennedjem, em Deir-El-Medina, Egito.

 

Tomografias e autópsias feitas em múmias revelam que, graças ao fato de ingerirem pouco açúcar, os egípcios praticamente não tinham cáries. Os óleos perfumados com os quais untavam o corpo evitavam o ressecamento da pele. Já a sombra nos olhos era resultado da malaquita, pedra verde pulverizada e aplicada nas pálpebras para neutralizar a luz excessiva do Sol e agir como desinfetante contra doenças da vista transmitidas por moscas.

(Superinteressante, jun.1988. Dez anos da revista. São Paulo: Abril, 1997. CD-ROM.)

Gislane e Reinaldo. História. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também: Papiro

2 :

Anônimo disse...

Olha aí. Eram atrasados aos nossos olhos, mas muito adiantados para seu tempo. Uma civilização notável, sem dúvida.
Bom feriado Susi!

O Blog é Seu disse...

Boa!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB