.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Era da Informação

Twit This! |

A globalização não é um processo exclusivamente econômico. O final do século XX e o início do século XXI marcam o começo do que está sendo chamado de era da informação. Trata-se de uma época histórica na qual as informações são transmitidas para o maior número de pessoas e empresas de uma forma quase instantânea. Em nenhum outro período da História as pessoas tiveram acesso a tantas informações.

A era da informação caracteriza-se pelo uso cada vez mais intenso e amplo do computador, individualmente ou em rede. Milhões de informações circulam hoje com enorme rapidez por meio de cabos telefônicos, satélites artificiais e de fibras ópticas, interligando computadores de cidadãos e de empresas do mundo inteiro. Por isso a palavra rede (net) tornou-se um dos símbolos do nosso tempo.

Ela equivale a informação e comunicação.

Internet, a Rede de Computadores

A maior rede de computadores do mundo é a INTERNET. Ela foi ciada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o nome de arpanet. Depois foi aberta a todos os interessados, e o governo norte-americano se afastou de seu gerenciamento. Com isso, ela cresceu muito e se estendeu a outros países. Atualmente, pessoas e empresas do mundo inteiro estão ligadas à internet.

Em 2008, mais de 1 bilhão de pessoas utilizavam esse recurso. Universidades, museus, bibliotecas, fundações, empresas e pessoas criam programas por meio dos quais os usuários da internet têm acesso aos riquíssimos acervos digitalizados de obras de arte, às informações científicas, aos livros de bibliotecas, etc. As reproduções de obras de arte, páginas de livros e informações escritas podem ser vistas na tela e também impressas.

lanhouse Lan House

Informática e Trabalho

Qualquer mudança tecnológica importante interfere em nossas atividades e até em nossos empregos. A computação possibilitou automatizar muitas etapas da produção humana, trazendo vantagens enormes para a vida diária da maioria das pessoas, tornando-a cada vez mais prática.

Ao mesmo tempo, porém, milhares de funções na indústria, no comércio, nos bancos e, indiretamente, até na agricultura, executadas por mãos humanas, estão sendo substituídas por computadores. Assim, ao mesmo tempo que proporcionava vantagens indiscutíveis no mundo inteiro, o computador está suprimindo milhões de postos de trabalho. Entretanto, a própria indústria em torno da informática cria novos postos de serviço, mas em menor número.

Computador, Televisão, Telefone

A era da informação está avançando a passos gigantescos em frações de tempo cada vez menores. Os avanços mais rápidos e mais significativos se dão no campo das telecomunicações, envolvendo a interligação não só de computadores mas também da televisão e do telefone. Isso se dá com a instalação das chamadas infovias, grandes estradas digitais constituídas por cabos de fibras ópticas, capazes de transportar milhões de dados em frações de segundo e atender a milhões de usuários no mundo inteiro.

Outro passo importante é a circulação de dinheiro pelo computador, eliminando talões de cheque, cartões de crédito e a própria moeda. Será o e-money (dinheiro eletrônico).

O computador, assim como tem acontecido com a máquina ao longo da História, pode se transformar numa ferramenta que alivia a carga de trabalho, tornando a vida de cada um de nós menos dura e menos cansativa. Mas para isso é importante encontrar equilíbrio entre a mente e a máquina.

Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. É Grátis.

Leia Também: Nafta, Mercosul, Apec

2 :

SOSVIP disse...

E viva a era da informação!
Realmente as mudanças foram e estão sendo drásticas. Quem imaginaria tanto dinheiro rolando por esses instrumentos....

Susi disse...

É isso aí Marcelo,obrigado por comentar. Volte sempre amigo!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB