.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Tecnologia Náutica

Twit This! |

As caravelas eram navios velozes e relativamente pequenos. Tinham em média 20 a 30 metros de comprimento e 6 a 8 de largura. Com 50 toneladas de capacidade, eram tripuladas por 40 ou 50 homens. Com vento a favor, chegavam a percorrer 250 quilômetros por dia. A grande vantagem das caravelas sobre os pesados navios mercantes utilizados no Mediterrâneo era a versatilidade. Ideais para navegação costeira, podiam entrar em rios e estuários, manobrar em águas baixas, contornar arrecifes  e bancos de areia. E também zarpar rapidamente, no caso de um ataque imprevisto.

 

Quadrante, peça do acervo da Universidade de Coimbra, Portugal Quadrante

Entre os instrumentos utilizados pelos navegantes em suas viagens a partir do século XV, destacam-se a bússola, o quadrante e o astrolábio. A bússola é uma agulha magnética que indica a direção do pólo Norte e ajuda a identificar a posição percorrida pelo navio; o quadrante é um arco graduado, de 45 graus, que fornece a latitude exata em que se encontra a embarcação. Já o astrolábio consiste em um disco metálico ou de madeira, utilizado para determinar a posição do navio com base na posição das estrelas.

Astrolábio  Idade Média Astrolábio

Gislane e Reinaldo. História. ensino médio. volume único

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB