.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Bandeira Nacional

Twit This! |

Após a proclamação da República, foi criada uma bandeira para representar a república que surgia, por meio do decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889.

A Bandeira do Brasil, idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na bandeira do Império.

Bandeira Imperial do Brasil (1822-1889) Bandeira Imperial do Brasil (1822-1889)

 

Foram mantidos o retângulo verde e o losango amarelo, cores que representavam a Casa de Bragança (família de D. Pedro I) e a Casa Imperial de Habsburgo (família da princesa Leopoldina). A esfera azul com as estrelas e a faixa branca com o lema Ordem e Progresso foram inseridas em substituição ao brasão imperial.

As estrelas representam os estados da Federação.

 

Bandeira do Brasil Bandeira do Brasil

 

O Dia da Bandeira foi comemorado pela primeira vez em 19 de novembro de 1906 na Escola Normal de São Paulo, repetindo-se em todas as escolas públicas paulistas. Em 1908, no Rio de Janeiro, foi organizada uma comissão para mover a festa da bandeira em todo o Brasil. Essa comissão distribuiu para todos os estados um manifesto, datado de 15 de novembro de 1908, sugerindo a comemoração do Dia da Bandeira todos os anos em 19 de novembro, proposta que foi bem recebida e implementada em todos os estados a partir daquele ano.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental.

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também: Brasil República e seus Símbolos

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB