.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Gandhi e a Marcha do Sal

Twit This! |

Em 1930, o líder Mahatma Gandhi iniciou uma campanha de desobediência civil com um gesto que ganhou repercussão em todo mundo.

À frente de um grupo de oitenta pessoas, no dia 12 de março de 1930 Gandhi saiu de Ahmadabad, onde morava, e caminhou 400 quilômetros até Dandi, na costa oeste do país, onde chegou no dia 6 de abril. Dirigindo-se ao mar, recolheu o sal que secara na areia. Fazer isso era proibido, pois havia uma lei que dava à Inglaterra o monopólio sobre a extração e o comércio de sal.

Gandhi e a Marcha do Sal Mahatma Gandhi, e seus partidários coletam sal natural e Dandi

 

O governo britânico tentou ignorar o ato, mas não conseguiu conter a onda de protestos que se seguiu ao gesto de Gandhi: piquetes, passeatas, assaltos às salinas. Cerca de 60 mil pessoas foram presas, entre elas o próprio Gandhi. Momentaneamente derrotado, o movimento de desobediência civil e não-violência  logo ressurgia sob a liderança de Gandhi, levando a Índia à independência em 1947.

Gislane e Reinaldo. História. ensino médio. volume único

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. É Grátis.

Religiões da Índia

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB