.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Japão da atualidade

Twit This! |

Dono do segundo maior Produto Interno Bruto (PIB), só atrás dos Estados Unidos (e sem contar a União Européia), o Japão está entre as nações mais desenvolvidas do mundo. Sua renda per capita chegava, em 2007, a 30 mil dólares. A expectativa de vida da população japonesa é a mais alta do mundo: 78 anos  para os homens e 85 para as mulheres.

Idosas japonesas imagem: Revista Veja Idosas japonesas

Nas primeiras décadas do século XX, numerosas empresas japonesas passaram a transferir fábricas para outros países da Ásia, como China, Indonésia, Tailândia e Malásia. Com isso, os custos de produção  puderam ser reduzidos, já que a mão-de-obra nesses países asiáticos é mais barata e os impostos cobrados, menores. No final da década de 1980, o crescimento econômico japonês chegou a ameaçar a hegemonia norte-americana, competindo até mesmo no mercado dos EUA.

Apesar disso, a partir  da segunda metade dos anos 1990 o Japão enfrenta uma profunda crise econômica, que tem resultado em alguns momentos de recessão, com aumento no número de desempregados e paralisação imobiliário.

Nelson Piloti. Claudino Piloti. Thiago Tremente. História e vida integrada. ensino fundamental

Leia artigo da revista Veja: De Prata e de Ouro

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB