.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Terra Prometida

Twit This! |

Na antiguidade, os judeus habitavam a região da Palestina, que seria, segundo o Velho Testamento, a Terra Prometida que Deus teria reservado aos hebreus, ancestrais dos judeus. No século VI a.C. em  136 d. C., os judeus foram expulsos dali pelos romanos e dispersaram-se por outras regiões. No século VII, com a expansão do islamismo, a Palestina foi ocupada pelos árabes muçulmanos.

 

Travessia do Mar Vermelho, Cosimo Rosseli, (1439-1507) Travessia do Mar Vermelho, Cosimo Rosseli, (1439-1507)

Em 1948, a ONU aprovou o Plano de Partição da Palestina. Por esse plano, a parte da Palestina ocupada por colonos judeus passaria a formar um Estado separado, com o nome de Israel. Na outra parte seria criado um Estado palestino. Os árabes não aceitaram essa partilha e atacaram Israel, mas foram vencidos em 1949. Como consequência milhares de palestinos foram expulsos de suas terras para dar lugar aos colonos judeus que começavam a se instalar no país recém-criado.

A partir desse momento, o conflito entre Israel, por um lado, e palestinos e árabes, por outro, tornou-se permanente. De 1949, quando terminou a primeira guerra entre eles até hoje, houve quatro grandes conflitos armados, todos com desfechos favoráveis a Israel.

A segunda dessas guerras ocorreu em 1956, quando tropas de Israel, ao lado de forças da Inglaterra e da França, invadiram o Egito. A invasão foi provocada por causa da nacionalidade do Canal de Suez  pelo presidente egípcio Gamal Abdel Nasser.  Essa medida afetou os interesses de investidores dos dois países europeus. Apesar das vitórias nos campos de batalha, as forças de Israel, França e Inglaterra foram obrigadas a se retirar diante da pressão internacional, com o reconhecimento pela ONU da legitimidade da ação egípcia.

Organização para a Libertação da Palestina (OLP)

A guerra de 1948-1949 e a crise do canal de Suez mostraram que Israel era um Estado muito bem preparado do ponto de vista militar. Para causar estragos a todo esse poderio bélico, em 1958 um grupo de palestinos criou o Al Fatah. Liderado por Yasser Arafat, o Fatah era uma organização guerrilheira bem treinada e disposta a enfrentar o exército de Israel.

A esse primeiro grupo se seguiu, em 1964, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), partidária do diálogo com Israel, mas também das ações armadas. Em 1969, o Fatah se integrou a ela e  Yasser Arafat passou a liderar as duas organizações.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada.

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB