.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Tibet dominado

Twit This! |

Em 1988, um grupo de ativistas britânicos deu início a uma campanha que hoje tem dimensões mundiais: Free Tibet, ou  Libertem o Tibet. Seus participantes defendem o fim do domínio chinês sobre o pequeno país. Seus participantes defendem o fim do domínio chinês sobre o pequeno país. Encravado no alto da Cordilheira do Himalaia, o Tibet era, até 1950, um Estado teocrático governado pelo Dalai Lama, título  do líder budista considerado encarnação de um ancestral divino.

Os chineses transformaram o Tibet em uma província e tentaram suprimir a cultura tibetana. Manifestações religiosas foram proibidas e cerca de 90 por cento dos mosteiros budistas foram transferidos para o Tibet. Com isso, hábitos e tradições chinesas acabaram predominando sobre os costumes locais.

Tenzin Gyatso 14º Dalai Lama Tenzin Gyatso (14º Dalai Lama)

Em 1959, monges budistas lideraram uma revolta contra a China, mas o movimento foi esmagado. Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama,  e 120 mil de seus seguidores se refugiaram na Índia. Ali, o Dalai Lama iniciou uma campanha pacifista pela libertação do Tibet. Graças a esse trabalho, em 1989 ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Em 2005, o líder tibetano expressou claramente sua intenção de afastar-se da posição anterior e negociar com os líderes chineses. Em entrevista a um jornal de Hong Kong, afirmou: “Nós queremos a modernização. Então, para nosso interesse, estamos dispostos a fazer parte da República Popular da China (…) em troca de garantia de preservação da cultura e espiritualidade tibetanas, bem como do meio ambiente”.

(Fonte: Gilberto Scorfield Jr. Dalai Lama reconhece que Tibet é da China. O Globo, 15 mar.2005)

Technorati Marcas: ,

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB