.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Religião Asteca

Twit This! |

A divindade mais importante do panteão asteca era Huitzilopochtli, deus da guerra e do Sol. Segundo suas crenças, essa divindade teria guiado os astecas até o planalto do México, indicando-lhes onde deveriam construir Tenochtitlán. Ao entrarem em contato com outros povos, eles  incorporaram novas crenças e deuses, como Quetzacoátl, serpente emplumada,  deusa da sabedoria e do conhecimento, e Tlaloc , deus da chuva e da agricultura.

Vaso de cerâmica que apresenta traços de Tlaloc, deus asteca da chuva e da agricultura.Cerâmica, com características de Tlaloc,  deus asteca da chuva e da agricultura 

Os astecas acreditavam que os deuses praticavam boas ações quando recebiam presentes e homenagens. Por isso realizavam sacrifícios – inclusive humanos – para agradar às divindades. Todos os anos, cerca de 10 mil a 20 mil pessoas eram mortas em rituais religiosos realizados no topo das pirâmides. Em situações de calamidade, como a seca ou uma guerra, os astecas chegavam a imolar (sacrificar) esse número de pessoas de uma única vez. Os sacrificados assumiam um caráter quase divino, pois eram vistos como mensageiros enviados aos deuses.

Fonte:Jacques Soustelle. Os astecas na véspera da conquista espanhola. São Paulo: Companhia das Letras/Círculo do Livro, 1990. p. 117-40.)

Gislane e Reinaldo. História. ensino médio

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. É Grátis.

2 :

Adinalzir disse...

Olá! Meu blog está concorrendo ao prêmio TopBlog 2010. Conto com o seu voto no link abaixo!
http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=busca&c_b=116942

Abraços,
Prof. Adinalzir Pereira

Susi disse...

OK.
O meu também concorre ao Top Blog, mas não tenho o link.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB