.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

União Soviética de 1964 a 1991

Twit This! |

Com a queda de Nikita Kruschev, ascendeu ao poder Leonid Brejnev (1964-1982), cujo governo retomou internamente o centralismo político-administrativo, reprimindo as dissidências, e, externamente, fez uso da força para impor o monolitismo do bloco comunista.

 

Leonid_Brejnev Leonid Brejnev

A retomada do centralismo reforçou a máquina burocrática e afetou profundamente a produtividade soviética. A União soviética e seus aliados perderam competitividade tecnológica em relação ao Ocidente, muito mais acentuada nos setores civis do que na indústria bélica. Às dissidências respondia-se com velhos métodos stalinistas, como medidas de força, prisões, trabalhos forçados.

Brejnev enfrentou o agravamento das relações com a China e sufocou a liberalização do regime socialista da Tchecoslováquia, invadindo-a em 1968 com as forças do Pacto de Varsóvia.

Claudino Vicente. Gianpaolo Dorigo. História para o ensino médio. História Geral e do Brasil

Assine nosso feed. É Grátis.

Monoilitismo: Fig. Caráter do que é formado por um só bloco, um conjunto rígido, impenetrável: o monolitismo dos grandes partidos.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB