.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os cangaceiros (Parte II)

Twit This! |

Entre 1920 e 1938, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, chefiou o principal bando de cangaceiros do Nordeste.

Em alguns livros encontra-se a informação de que esses bandos promoviam saques para conseguir suprimentos que distribuíam aos pobres. Essa interpretação tem alimentado a idéia de que os cangaceiros faziam justiça com as próprias mãos. No entanto, estudiosos do assunto, mostram que os cangaceiros foram realmente cruéis e sanguinários, tanto com os ricos quanto com os pobres. A distribuição de bens entre os pobres, que aliás se fazia muito raramente, orientava-se por uma perspectiva que nada tinha de igualitária.

Lampião e Maria Bonita Lampião e Maria Bonita

 

Tanto Antônio Silvino quantos outros chefes do cangaço costumavam distribuir parte do que saqueavam aos pobres que os auxiliavam e os apoiavam. Os pobres que apoiavam seus rivais (no caso dos coronéis) ou apoiavam coronéis inimigos e a polícia (no caso dos cangaceiros) eram cruelmente martirizados quando apanhados.

Perseguidos pela polícia, os cangaceiros estavam sempre em movimento e muitas vezes eram protegidos e escondidos pela população. Quem delatasse seu esconderijo, quando descoberto, era severamente castigado e até morto. Alguns coronéis também protegiam os cangaceiros, tanto para evitar ataques às suas propriedades quando receber ajuda quando precisassem. Aquele que escondia e protegia cangaceiros era denominado coiteiro.

Sanguinários ou não, as façanhas dos cangaceiros têm sido fonte de inspiração para a literatura – de cordel, sobretudo – letras de músicas, cinema, teatro, etc. Vários filmes trataram do tema, como O cangaceiro, de Vítor Lima Barreto; O baile perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas; Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry

Nelson Piletti, Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada.

Technorati Marcas: ,,,

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB